domingo, 8 de fevereiro de 2009

As crianças da minha vida













1) Pedro, meu primo-sobrinho de 5 meses. (Na foto com a mãe Gabriela, minha prima-irmã)


2)Luísa, minha afilhada de 1 ano e 10 meses.


3)Beatriz, minha sobrinha de 2 anos e 7 meses.





"Toda criança me arrebata.


toda criança, por me olhar, me arregaça as mangas do amor


e dele, desse amor, morro de emoção.


Há nisso mais do que o fato


de criança ser igual a flor,


mais do que criança ser da vida


a metáfora das coisas


e seu verdadeiro valor.


(...)


Belas!


Tenho vontade de de defendê-las


das injustiças dos ditos maiores,dos esticados que,aprisionados,querem aprisionar.


Por todo o sempre e agora


toda criança quando chora,respondo: que foi?


Quem não te tratou direito?(toda criança quando chora


acho que me diz respeito.)


Quero as palavras delas, a nitidez sublime das conversas


delirantes e sábias,quero os descobrimentos que trazem


em sua transparência natural!


(...)


Como me amolece o coração


barulho-som de grito de infância


no colégio de manhã!


Como é para o meu frio, lã,uma mãozinha pequenina


dizendo pra mim dos caminhos...elazinha dentro da minha,como o dia carregando a noite e seu luar,aquela vozinha sem gastar,me pedindo com carinho e desamparo:me leva lá?


Não mimem as crianças em vez de amá-las,para não adoecê-las,para não encouraçá-las!


Não oprimam crianças na minha frente,vou interferir, vocês vão se danar,vou escancarar!


Não usem criança na minha presença,tomarei o partido delas,não terão a minha parcimônia,não vou compactuar!


Não cunhem nelas a tirania,eu vou denunciar!


Sou maternal do universo,mil crianças caminham comigo!Sou árvore cuja semente


se chama umbigo."


Elisa Lucinda


Nenhum comentário:

"RECEBE MENOS QUEM MAIS TEM PRA DAR"