domingo, 17 de abril de 2011

O Teatro para Bebês volta à cena carioca.

"Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa."
Ariano Suassuna

O aclamado espetáculo "O Bebê e o Mar" reestréia neste sábado, dia 16 de Abril, no Teatro Cândido Mendes.


A técnica vem da Europa e trata-se do fruto de uma pesquisa com abordagem no sensorial da criança, utilizando-se de cor, som, movimento coreográfico, além de elementos educativos que contribuem para o desenvolvimento do bebê de 6 meses e da criança até 6 anos.

A encenação para bebês surgiu na Europa, nos anos 90, e atualmente é bastante difundida na França, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica e Portugal. O projeto da atriz Liliana Rosa inova o estudo europeu e apresenta características mais inovadoras e mais próximas da realidade da primeira infância desse lado do mediterrâneo. Mais do que um espetáculo teatral, é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais, um meio de introdução da criança no mundo da arte. A proposta é ativar a memória embrionária e ir de encontro à primeira infância chegando até as nossas raízes e origens, explicando as etapas da vida por associações, analogias e estimulação dos sentidos.

Gheu Tibério(produção), Paula Rego(assistência de direção e produção), Liliana Rosa e Marianna Linhares (iluminação/na foto com Théo, seu filho)

Teatro lotado

Liliana Rosa em cena, na última temporada (2010)


Para os pequenos é uma porta aberta para que eles comecem a descobrir novas linguagens. “Mais do que um espetáculo teatral, é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais, um meio de introdução da criança no mundo da arte” afirma Liliana Rosa. A atriz, apesar de já ter desenvolvido este projeto em Portugal e diversos países da Europa, teve uma experiência diferente: a filha Luísa, de 4 meses ( na época da estréia em 2007), que além de inspiração, serviu também de laboratório para a montagem do espetáculo.

Estamos desde 2007 em cartaz sem interrupções com dois espetáculos diferentes, quinze temporadas de sucesso, mais de 8 mil bebês já tendo assistido. Sucesso de crítica e público no Rio de Janeiro, em São Paulo, Mato-Grosso, Petrópolis, tendo aberto o Festival Internacional de Teatro de Angra e recentemente cumprido temporada em Recife, na semana do Dia da Criança, tendo se apresentado para mais de 1.500 espectadores em 5 dias, incluindo uma ação solidária ao NACC – Núcleo de Apoio à Criança com Câncer.

Contamos com o apoio de grandes empresas voltadas para o segmento infantil como Johnson´s Baby, Turma da Praia, Fom, Klin, Raffa´s e já fomos patrocinados pela Porto Seguro e pela Pampers - na temporada de Recife.

"O Bebê e o Mar" trata da relação do bebê com a água desde o útero materno e faz o paralelo com o fundo do mar, apresentando elementos, sons, cores, formas, números, animais, músicas e estimulando as crianças de 06 meses a 06 anos de idade com uma história criada para elas, que contém uma mensagem e tem começo, meio e fim. É constituído por uma performance teatral poética e cativante para esta faixa etária. A história pretende estimular os sentidos numa narração do real ao imaginário, do sugestivo ao pragmático e próximo da realidade infantil. A "musicalidade narrativa" é um fator muito importante no teatro para bebês, já que estudos revelam que o bebê tem uma relação muito afetiva com a música desde o período da gestação.

O espetáculo tem 30 minutos, horário estudado para a faixa etária por ser o tempo máximo de atenção dos bebês. Ainda dentro da proposta do espetáculo, os bebês terão ao final 15 minutos para explorar os elementos do cenário. O espetáculo privilegia a interação e a proximidade entre os bebês e a atriz.

Contamos com sua presença!

Serviço:

Teatro Cândido Mendes

Rua Joana Angélica, 63

Tel: 2267-7295

Sábados e domingos às 15h.

Preço: R$ 20,00 - Inteira / R$ 10,00 - Meia.

www.obebeeomar.blogspot.com

Nenhum comentário:

"RECEBE MENOS QUEM MAIS TEM PRA DAR"